HISTÓRIA DO MOVIMENTO FEMINISTA

Oi galera, eu voltei!

Estou aqui  para postar  um pouco da história do movimento feminista para vocês, porque pra ser sincera eu já estou ficando cansada de ouvir comentários preconceituosos até mesmo das próprias mulheres a respeito do feminismo, então antes de criticar que tal conhecer? 

tumblr_no5g87Bd6z1uu7wj8o1_400

O feminismo, movimento reivindicatório, teve origem no ano de 1848, na convenção de direitos da mulher, em Nova York. Se ocasionou das grandes revoluções, entre todas, da Revolução Francesa, que carregava o lema “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”, defendido pelas feministas, também. Pois elas acreditam que os valores sociais e políticos aderidos pelas revoluções deveriam ser aplicados a elas como cidadãs.

Esses movimentos são, acima de tudo, de cunho políticos, cuja a principal meta é a igualdade entre homens e mulheres garantindo uma parcela equivalente a dos homens na sociedade. São movimentos intelectuais que tentam mudar a ideia de que há uma diferença entre os gêneros e isso existe em todas as culturas humanas.

Essa luta não parou com o equilíbrio das condições de trabalho entre os gêneros. Trata-se de mudar a visão de que a mulher é mais frágil que o homem.

O movimento feminista se intensificou na Revolução Industrial, assim que as mulheres começaram a assumir jornadas de trabalho.

Ao contrario do que algumas pensam, o feminismo não tem objetivo destruir as tradições e a família, mas sim conseguir a igualdade entre homens e mulheres.

 

 tumblr_no5ftmHLHs1uu7wj8o1_r1_400

FEMINISMO NO SÉCULO XIX E XX

No fim do século XlX, ocorreu a chamada primeira onda feminista, ou seja, uma grande atividade feminista desenvolvida no Reino Unido e nos Estados Unidos, foi neste momento em que se consolidou em torno da luta pela igualdade de direitos, protestaram contra as diferenças contratuais, a diferença na capacidade de conquistar propriedades e contra os casamentos arranjados que ignoravam os direitos de escolha e os sentimentos das mulheres.

As mulheres começam a lutar por igualdade desde 1970, ano da revolução feminista, quando conseguiram alguns dos direitos mais importantes, não acabando com o machismo na sociedade, mas o reduzindo em grade número. Em 1975, foi declarado o ano da mulher, e a cada 10 anos celebram unindo as mesmas que tentam melhorar o seu papel na sociedade com uma convenção mundial.

A partir da revolução industrial, a realização dos trabalhos feitos pelas mulheres manualmente e gratuitamente, mudou, pois, as mesmas conseguiram trabalhos em fábricas, com um salário, começando a independência, mesmo com as condições não tão boas, e os salários baixos ainda sendo controlados pelos maridos. As mulheres de classe média e alta ficavam em casa para mostrar as pessoas o sucesso de seus maridos com respeito ao trabalho.

As mulheres cultas e reformistas de classe média eram as dirigentes nos grupos feministas. A primeira convenção dos direitos da mulher foi dirigida por Lucretia Molt e Elizabeth Cady Stanton, em Séneca Falls, que buscavam igualdade de direitos, incluindo o de voto e o fim da dupla moralidade.

No século XX, os papéis desempenhados pela mulher aumentaram quando algumas se inseriram em uma sociedade industrial, onde assumiram uma gama diversa de postos de trabalho. Apesar disso, a esfera da mulher ligada ao lar continuava a ter sua força hegemônica. Neste período tínhamos diversificação dos feminismos, do mais comportado até o mais incisivo, assim dividindo o feminismo em: Individualista, liberal e radical.

Diferente dos outros países, que as mulheres estavam lutando contra a discriminação de gêneros e pelo igualdade de direitos, o Brasil lidou com situações diferentes, por conta da conjuntura histórica, que fez com que o movimento lutasse contra a ditadura militar e a censura.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s